Limites

Limites

26.6.04

O LUGAR E O TEMPO DAS COISAS

Saudosismo é um mal que todo mundo sofre, inclusive eu. E tenho andado saudoso, especialmente hoje. Queria poder dizer, com toda a certeza, que o lugar das coisas passadas é no passado, mas infelizmente hoje a falta de certeza me impede.

É verdade que tenho sentido muita - muita falta mesmo - de um tempo que vivi. Não por coisas certas. Não é a falta de pessoas ou momentos específicos. Talvez seja insatisfação com o presente. Sim, tenho saudades, mas não quero ser saudoso. Não sei até onde alimentar esse mal pode me fazer bem. A saudade pode ser boa e grata, mas quando vira lamentação pelo que já não é mais, vira tortura e depressão.

Acho que minha vida nos últimos 10 anos renderia um bom livro, ela foi intensa involuntariamente. Recordar alguém, um tempo, um dia, até que me faz bem, traz um bom sorriso e dá vontade de trazer para o agora caminhos que se perderam. Mas é apenas um surto. Surto passa. Fica a certeza de que foi mas não é. Seria, não será. Alguns dias precisam ser passados para fazer minha história, senão não haveria presente.

Coisa estranha essa de saber que o lugar das coisas é no passado, que saudosismo é uma doença que todo mundo sofre, que eu construo meu futuro mas que só posso defini-lo com base num terreno que não conheço. E mais, que mesmo que pudesse fazer diferente, talvez meu passado não servisse para o meu futuro.

Se tudo isso pareceu estranho ou confuso para você, me desculpe. Foi assim porque está estranho e confuso para mim. Talvez você queira, ou quisesse, trazer um sentimento que ficou para trás, mas não dá. Desculpe, desculpe..........

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo e acho q teria algo a dizer sobre um tipo de saudosismo já lembrado pelo Renato Russo: a "saudade de tudo q eu ainda não vi", a saudade do q não vivemos e buscamos sem saber direito, mas não sei se saberia dizê-lo de fato.
Abração!
O texto ficou show!!!